Dezembro recorde dá tração às vendas de automóveis na Europa

O mês de dezembro viu as vendas dispararem 21,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, contribuindo para um crescimento das vendas no total do ano.

2019 terminou com nota positiva para o mercado automóvel a nível europeu: fechou com o dezembro com as vendas mais elevadas de que há registo e o ano conseguiu um registo ligeiramente acima do do ano anterior.

As vendas de automóveis na Europa cresceram, em dezembro, pelo quarto mês consecutivo, tendo subido 21,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O balanço anual contabiliza 15,3 milhões de automóveis vendidos na União Europeia, 1,2% acima do conjunto dos 12 meses de 2018.

Os dados são da Associação Europeia de Produtores Automóveis e mostram ainda que, em Portugal, dezembro também foi um mês de subidas – somou 9,5% para os 17,7 mil – mas, no ano, desceu 2%.

No acumulado do ano, a Alemanha conseguiu o maior aumento nas vendas, de 5%, seguida por França, que subiu 1,9% e Itália, com uma subida de 0,3%. Espanha e Reino Unidos viram as maiores quebras, de 4,8% e 2,4%, respetivamente.

Olhando às marcas, o Volkswagen Group destaca-se na liderança das vendas com 3,7 milhões, seguido do PSA Group e do grupo Renault. Dentro do grupo Volkswagen, a Porsche deu nas vistas ao fechar mesmo 2019 com um novo recorde de vendas, impulsionadas pelo crescimento da procura pelos utilitários desportivos Macan e Cayenne.

A procura na Europa contrasta com o cenário nos dois principais mercados para a indústria automóvel, a China e Estados Unidos. Na nação oriental, as vendas caíram 3,6% em dezembro, a 18.º quebra em 19 meses, com a procura a ser pressionada por uma economia em abrandamento e pelas tensões comerciais.

Nos Estados Unidos, os vendedores ofereceram descontos recorde para aumentar as vendas e contrariar a diminuição na procura.

O acordo comercial parcial que foi assinado entre Washington e Pequim pode aliviar a pressão sobre o mercado automóvel.

Fonte: Jornal de Negócios

Partilhar nas Redes Sociais: